TEATRO NA ESCOLA

 

INTRODUÇÃO

O primeiro espetáculo de teatro que tem registro aconteceu no Egito antigo sendo relacionado ao culto religioso de Osíris, no passado arte cênica tinha uma ligação muito próxima com a religião. A arte de fazer teatro só veio desligar-se da religião na Grécia antiga passando a possuir a beleza que hoje o compõe, características artística, culturais, educacionais, reformadora, formadora e incentivadora do desenvolvimento humano de percepção.

 

... Com o passar do tempo, grandes inovações foram sendo adicionadas ao teatro grego, como a profissionalização, a estrutura dos espaços cênicos (surgimento do palco elevado) etc. Os escritores dos textos dramáticos cuidavam de praticamente todos os estágios das produções.

 

  A arte de fazer teatro foi usada pelos padres jesuítas no Brasil, como meio de catequizar e educar os indígenas com a mesma cultura européia da época, assim a dramaturgia serviu como instrumento de socialização entre culturas tão diferentes, onde a mais forte dominava a mais fraca.

 

       Levar a arte para as escolas tem por objetivo libertar os estudantes da melancolia, da ignorância e incitá-la a um novo objetivo diante de um palco de novas possibilidades e oportunidades que se abrem em suas mentes e em suas visões sobre a vida, resgatando assim no indivíduo crítica apurada, visão verdadeira do mundo em que está vivendo.

 

O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, fazendo, em Portugal, parte do currículo escolar obrigatório do primeiro ciclo.

 

Permite ao aluno evoluir a vários níveis: na socializaçãocriatividade, coordenação, memorização, vocabulário, entre muitos outros.

 

Por outro lado, quando devidamente estruturado e acompanhado, ajuda o professor a aperceber-se de traços da personalidade do aluno, do seu comportamento individual e em grupo, traços do seu desenvolvimento, permitindo um melhor direcionamento para a aplicação do seu trabalho pedagógico.

 

  Diante de tantos benefícios oferecidos pelo teatro, podemos dizer que o estudante terá em seu futuro maior flexibilidade nas ações realizadas em seu dia a dia, um olhar analítico sobre as situações que ele vive e conseqüentemente terá capacidade de engajar-se de forma homogenia ao ambiente que atua, buscando está atualizando em relação a novos conhecimentos, novas tendências e direções sociais e culturais que se inserem cada dia em nosso cotidiano. Tudo isso o ajudaram desde a vida em família, também profissionalmente, vida sentimental e social.

 

A arte cênica (teatro) compreende na execução de uma experiência magnífica, cujo objetivo é alimentar o entendimento humano e incentivar uma ampliação de como vemos o mundo em nossa volta.

O corpo da arte cênica é composto por artistas, público e produção. Com base nessa composição, se desenvolve uma das mais belas artes que se manifesta no espaço teatral, fazendo com que tenhamos viajemos em um mundo de novos horizontes, conhecimentos e prazeres, ao mesmo desenvolve em nos a analisar e questionar e ter prazer em ver as coisas com mais profundidade.

 

Podemos dizer que arte cênica (teatro) é o instrumento que resgata o individuo de um estado de desconhecimento cultural e o faz entregar-se em um estado mais profundo, inovador, amplo e excitante. Sua maneira de pensar, seu modo de ver, sua percepção e sua cognição são ampliadas fazendo com que relacione melhor com cotidiano onde vive.             

 

JUSTIFICATIVA               

 A Escola  preocupada com sua participação na construção social dos seus estudantes, e consciente do papel importante que a escola exerce sobre essa construção, vem vencendo suas limitações e buscando em um processo gradativo atualizar-se para que seus estudantes possam responder com maior efetividade a nova realidade que hora surge ao horizonte turbinada pela globalização. O Projeto teatro na escola é de grande importância para que possamos preparar nossas crianças, jovens estudantes e comunidade para um futuro que exigi aplicação, agilidade e dinamismo no agir, no pensar, no entender e na arte de ver como funcionam as coisas a nossa volta.

 

            Diante de tudo isso, essa ferramenta (o teatro) tornou-se de grande importância aos objetivos da escola, visando em preparar seus alunos em futuros cidadãos para um mundo novo e globalizado, um mundo de informações onde tudo acontecesse de forma rápida.

 

     OBJETIVOS                 

Objetivos Gerais

 

Ø  Ampliar a ação formadora social;

 

Ø  Fortalecer a formação intelectual dos estudantesI;

 

Ø  Melhorar a interação social dos estudantes com a vida e tudo que a influencia.

 

Ø  Incentiva os conhecimentos das artes cênicas em geral.

 

Objetivos Específicos

Ø  O teatro na escola será um instrumento para abrir novos horizontes aos estudantes na busca por um conhecimento sistêmico, uma analise efetiva, uma ampliação nos aspectos de sua vida como cultura, realidade, política, social, literária e artística no seu dia a dia.

 

Ø  Ampliar o campo da cultura escolar, e da região, para que possa ser rompida a barreira cultural que hora prevalece em nossa sociedade. A comunidade escolar nesse caso seria o pontapé inicial para que essa ampliação transbordasse e vencesse os limites da instituição podendo contribui diretamente com a sociedade como um todo.

 

Ø  Atuação disciplinar através a arte de se fazer teatro e de seus muitos mecanismos, sem repressão, mas sim por uma conduta baseada na liberdade do estudante, para que esse por si só escolha o melhor para ele e para os que compõem o meio em que atua.

METODOLOGIA                 

Para a implantação do teatro na escola deve buscar em primeiro lugar um processo de conscientização e incentivo aos estudantes para que se vá quebrando algumas barreira e resistência criadas pelos mesmos em relação a arte de se fazer teatro. É importante que se use cartazes e que faça muita divulgação para incentivá-los a participar.

 

            Para essa divulgação e incentivo é muito importante a colaboração da comunidade escolar em geral, essa participação é de grande importância para que o projeto dê certo. Os professores em sala de aula e funcionários em geral devem apresentar esse assunto de maneira suave e sutil, de forma que não os assustem, alguns não irão aderir ao projeto inicialmente. Por isso é importante também que o professor não os obrigue a participarem, isso se dará por livre e espontânea vontade dos mesmos.

 

            No final da divulgação e apresentação do projeto “Teatro na escola”, envolvendo toda a comunidade escolar, será organizada uma palestra com estudantes e professores, que terá como objetivo expor os pontos positivos do teatro na escola, e de está participando de uma peça teatral, ficando assim mais atrativo o interesse e a participação por parte dos estudantes.

 

            De início os alunos que estiverem mais interessados irão participar. Mas o propósito do projeto não envolve apenas aqueles estudantes que estejam interessados, mas também estudantes que estiverem de alguma forma tendo dificuldades no ambiente escolar, e também aqueles estudantes que perceberem que a sua participação possa lhes trazer alguns benefícios.

 

Roberto Penha

Presidente do GRTED

 

BIBLIOGRAFIA 

GOOGLE. Teatro na Escola.

Disponível em<https://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_na_escola

GOOGLE. A Origem e Evolução do Teatro.

Disponível em<https://liriah.teatro.vilabol.uol.com.br/historia/aorigemeevolucaodoteatro.htm

GOOGLE. O Papel do Teatro na Escola: Reflexões acerca de algumas concepções.

Disponível<https://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_Silveira.pdf

GOOGLE. Teatro Educativo.

Disponível em< https://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatropedag.html

CLIQUE NO LINK PARA BAIXAR: